Cuidados ao lavar os cabelos cacheados

Lavar corretamente os cabelos cacheados é a lição número um para quem tem e pretende ostentar seus cachos. O banho errado traz quebra, frizz e ressecamento. Entenda o que faz a diferença!

1. Não lave os cabelos cacheados com xampu mais que 2 vezes por semana. Quanto mais sujo, mais definidas ficam as mechas. Dê um up renovando os cachos com produtos especializados, como óleos para recuperar o brilho – em breve um post sobre produtos. Uma dica para quem gosta de lavar mais vezes é usar o condicionador no lugar do xampu.

Se você cismar mal cheiro nos cabelos – o que é raro acontecer a menos que você seja fumante, você pode lavar os cabelos apenas com condicionador.

Da mesma forma se você praticar atividade física. Chegou da academia suada e quer dar uma renovada, o banho apenas com condicionador também resolve.

2. Muitas pessoas tem o costume de ensaboar os cabelos duas vezes. Para estas, passe a primeira com o xampu e na segunda, misture o xampu com o condicionador na proporção meio-a-meio. O condicionador e ameniza o impacto inicial sobre as fibras evitando o ressecamento. Quem tiver os cabelos muito frisados, que seja difícil de penetrar a água ou muito ressecados, usar nas duas lavagens a mistura xampu-condicionador.

A máscara leave-in ROCKN’WAVES além de hidratar e reparara os cacheados, ainda reduz a necessidade de higienizações com xampu para até 1x na semana. Para quem pratica esportes, ela também ajuda a proteger a fibra capilar das agressões em caso de banhos frequentes.

3. Enxague muito bem os cabelos. Não deixe resíduos de condicionador, creme de pentear, máscaras ou qualquer outro produto que não seja feito para deixar nos cabelos cacheados.

4. Lave com água fria ou morna. Quanto mais baixa a temperatura da água estiver, menor será o ressecamento da fibra.

5. Evite banhos longos, mantenha os cabelos o menor tempo possível debaixo da água.

6. Massageie os cabelos e a cabeça com movimentos leves, bem suaves. Movimentos bruscos causam o estiramento e a ruptura dos fios.

7. Concentre a esfregação no couro cabeludo para remover o excesso de oleosidade. Com o passar dos dias a produção de óleo vai se concentrando na região da raiz causando a perda de volume.

8. Ao enxaguar, primeiro massageie suavemente a raiz dos cabelos até que o couro cabeludo esteja livre do condicionador ou outro produto. Em seguida, faça movimentos de pentear com os dedos de cima para baixo nas mechas. Aperte as mechas para ajudar a remover água com o condicionador.

9. USE xampus com PH entre 5 e 7. Ao escolher o xampu busque por essa informação no rótulo.  Se não estiver impresso, não é um produto diferenciado.

10. Prefira xampu SEM SAL. Se não estiver declarado no rótulo “sem sal” provavelmente o sal estará ali. O sal é um ingrediente barato usado para diluir o ativo de limpeza. Infelizmente causa ressecamento e é fatal para a saúde da fibra do cacheado.

Gostou? Compartilhe nos comentários as suas dicas também e deixe seu depoimento.

In this article