Combate e prevenção às infestações de fungos nos cabelos usando receita de loção caseira

Fungos na cabeça podem ocorrer couro cabeludo ou no próprio pelo ocasionando queda de cabelo, irritações, caspa e dano à estrutura dos fios.

Nesta matéria vamos focar nas infestações do pelo, conhecidas como Tinha dos Cabelos.

Por ser altamente contagiosa ocorre com mais freqüência em frequentadores de ambientes fechados como escolas e academias. As crianças acabam sendo as mais afetadas principalmente pelo fato de estarem em contato com outras crianças facilitando o contágio.

Na sabedoria popular há relatos de tratamentos naturais. Hoje sabemos que estes tratamentos devem atuar de forma auxiliar juntamente com o tratamento médico.

É indispensável a avaliação de um médico, de preferência o dermatologista para se diagnosticar corretamente a infecção e ministrar remédios específicos para cada tipo de fungo. O acompanhamento médico é essencial principalmente quando a doença ocorre em adultos.

Dito disso, segue  uma receita de uma LOÇÃO que pode ajudar em casos menos agudos e que funciona muito bem para previnir novos contágios.

Vamos usar:

  1. Meio copo lagoinha de Vinagre de Maçã;
  2. Três folhas de Babosa ou extrato de Aloe – encontrado em casa de produtos naturais;
  3. Um ramo de Arruda – encontrado no mercadão e floriculturas;
  4. Meio copo lagoinha de Água;
  5. Um comprimido efervescente de vitamina C de 1 grama – encontrado em farmácias;
  6. Dez gotas de Vitamina E – encontrado em farmácias;
  7. Liquidificador;
  8. Pano de prato ou coador;

Procedimento:

Passo 1: Tratar a babosa

Escolha folhas que estejam nascendo e apontando para o solo. As que estão apontando para cima não são suficientemente maduras.

Corte as pontas e as deixe na posição vertical dentro de algum recipiente para escorrer a seiva por 10 minutos.

Passo 2: Preparação

Pique as folhas da Babosa e bata em um liquidificador com a água e com os ramos da Arruda. Bata bem.

Pegue um pano de prato ou um coador e coe o líquido. Aproveite para espremer contra o coador os restos da babosa para extrair todo seu sumo. Se usar o pano de prato feche e torça até escorrer todo o líquido.

Junte em um recipiente com o vinagre, com a vitamina E e a vitamina C. Misture.

Aplicação:

  • Lave usando apenas shampoo e seque os cabelos.
  • Aplique a Loção ao ponto de deixar os cabelos molhados.
  • Deixe por 30 minutos e então lave novamente.
  • Aplique ao menos duas vezes na semana.

Problemas com fungos podem levar bastante tempo para curar. Variando de 2 a 6 semanas de tratamento. Portanto tenha paciência e lembre-se, consulte um médico para melhores resultados!

Depois de curada a Tinha dos Cabelos, é importante procurar um cabeleireiro para avaliar um tratamento para recuperar a saúde e beleza dos fios.

Importante:

Como toda doença contagiosa, é importante manter a assepsia de pentes, escovas e não compartilhar nenhum utensílio que a pessoa contaminada venha a utilizar. Trocar diariamente as roupas de cama e toalhas também é uma boa prática. Muitas vezes os esporos (ovos dos fungos) ficam circulando no ar. Se tiver um aparelho que esteriliza o ar como o Sterilair, também vale o reforço.

Faça a prova e não deixe de nos contar como foi sua experiência.

In this article